+A-A

Curitiba

Curitiba, capital do Estado do Paraná, ocupa uma superfície de 432,17 km² e é a sétima cidade mais populosa do Brasil, com 1.828.092 habitantes, com renda per capita em torno de 7.825 dólares. A cidade responde por um PIB equivalente a 2,37 bilhões de dólares.

Situada a 900 m de altitude em relação ao nível do mar, Curitiba tem um clima temperado, com temperaturas médias de 21o C no verão e 13o C no inverno e precipitação média anual de 1.413 mm.

É a cidade polo do conjunto de 26 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Com uma área de 15.622,33 km², essa Região abriga uma população de 3.172.357 habitantes e está situada na porção leste do Estado, limitando-se ao norte com o Estado de São Paulo, ao sul com o Estado de Santa Catarina, a leste com a Serra do Mar e a oeste com o segundo planalto paranaense.

A Biodiversidade em Curitiba

Curitiba situa-se no Bioma Mata Atlântica, que cobria originalmente o território brasileiro do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A cobertura florestal predominante na região da cidade era a Floresta Ombrófila Mista ou Floresta com Araucária que ocorre entre 400 a 1.000 metros de altitude, e ocupa quase inteiramente o planalto situado acima de 500 metros nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nos ecossistemas urbanos, a intensidade das modificações sobre as comunidades bióticas interfere no grau de diversidade do ambiente, na manutenção das suas características primitivas e na vulnerabilidade das espécies envolvidas.

A ocorrência de ambientes naturais encontra-se intimamente relacionada à rede de drenagem. Em Curitiba, ao longo das várzeas dos cursos d’água, ocorrem os campos úmidos ou de inundação e as florestas de galeria (Floresta Ombrófila Mista Aluvial); sobre pequenas elevações do terreno, desenvolvem-se os capões da Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista) que, na porção oriental, encontram a Floresta Atlântica nos contrafortes da Serra do Mar.

A diversidade biológica em Curitiba tem sido mantida ao longo dos anos devido a características físicas, biológicas e climáticas, associadas às políticas adotadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Hoje, o território de Curitiba apresenta 77.786.020,60 m² de maciços florestais, dos quais 11.011.134,00 m² são constituídos por 33 Unidades de Conservação - Parques Públicos. Como estas unidades de conservação possuem 3.375.898,57 m² de maciços florestais, se considerarmos que a população da cidade soma 1.828.092 pessoas, Curitiba oferece 51,5 m² por habitante.

Video

Visualize a região metropolitana de Curitiba no mapa