+A-A

Programa Biodiversidade Urbana – Biocidade

O princípio da complementaridade, ratificado pelas ciências contemporâneas, pode ser um fio condutor para a reorientação do modo de viver urbano. Nas cidades, que pela primeira vez na História concentram a maior parte da população mundial, a conciliação entre as dinâmicas naturais e as conquistas da civilização assume um caráter de urgência.

A conservação ambiental é um dos pilares estratégicos no processo de planejamento que a cidade de Curitiba vem conduzindo há mais de 40 anos. A evolução constante desse processo chega agora a um novo patamar com a realização do Programa Biocidade – Biodiversidade Urbana.

Com esse Programa, ampliam-se os conceitos de gestão ambiental. Iniciativas como a revitalização dos rios, a adoção de alternativas sustentáveis de mobilidade urbana e o incentivo à preservação de áreas naturais particulares têm demonstrado a transversalidade desta questão ambiental.

Ao considerar a conservação da biodiversidade urbana sob uma perspectiva de transversalidade, Curitiba renova uma certeza: a sustentabilidade ambiental do planeta passa necessariamente pela sustentabilidade das cidades.

A viabilidade do viver “urbano” está indissociavelmente ligada ao reconhecimento de que a riqueza da vida na Terra, produto de milhões de anos de história evolutiva do Universo, está definida no conceito de Biodiversidade - total de genes, espécies e ecossistemas de uma região - manifestada em toda a sua variedade e vitalidade.

O Programa Biocidade, lançado pela Prefeitura Municipal em 2007, refina conceitos de gestão ambiental, contém projetos que abordam um grande conjunto de questões urbanas e apresenta um importante cardápio de soluções inovadoras.

Video