+A-A

Projeto de Educação Ambiental

Cerca de mil pessoas por ano, entre paisagistas, guias turísticos, jardineiros, empresários do setor de floricultura, escoteiros e outros públicos, incorporam ao seu dia a dia o que aprendem nos Cursos de Observação da Flora Nativa, de Jardinagem e de Observação da Avifauna.

As ações de Educação Ambiental alcançam grande repercussão na comunidade, com a distribuição de cartilhas e livretos que chamam a atenção para a diversidade da vida no ecossistema urbano.

Atividades de leitura, teatro, trilhas em parques e bosques levam conhecimentos sobre biodiversidade às crianças das escolas municipais.

Algumas escolas têm bosques próximos, adotados para funcionar como laboratórios ao ar livre, onde as crianças interagem com a natureza e levam para suas casas as noções básicas de responsabilidade ambiental.

Além disso, orientados por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, professores, pais e alunos ajardinam a escola com plantas nativas ornamentais, materializando os conceitos aprendidos em sala de aula.

Anualmente, cerca de 7.000 pessoas participam de palestras sobre temas relacionados a meio ambiente, realizam mais de 600 plantios de árvores e flores nativas, participam de cerca de 31 mutirões de limpeza com o recolhimento de quase 10 toneladas de lixo.